Cruzeiros de Investigação
O IIP realiza cruzeiros de investigação pesqueira que permitem fazer a monitorização científica da ocorrência de recursos pesqueiros nas águas jurisdicionais moçambicanas e a medição dos parâmetros físicos e químicos do meio aquático onde estes recursos habitam. A informação produzida através destes cruzeiros complementa os dados colhidos da actividade de pesca comercial e de subsistencia e é usada para avaliar o grau de exploração dos recursos com vista a gestão sustentável das pescarias.
Dos cruzeiros realizados, destacam-se em termos quantitativos os de avaliação dos recursos pesqueiros, de prospecção de novos recursos pesqueiros e de oceanografia. O recurso mais estudado tem sido o camarão (crustáceos de superfície) localizado no Banco de Sofala e crustáceos de profundidade (princialmente a gamba) que ocorrem entre Bazaruto-A e Inhaca.
Através dos cruzeiros foram colhidos dados oceanograficos (CTD) dados de nutrientes, sedimentos, bentos, correntes, produtividade primária, mamíferos marinhos entre outros. O canal de Moçambique (entre Moçambique e a Ilha de Madagáscar) actualmente tem sido alvo de atenção de cientistas moçambicanos e internacionais devido a sua característica única a nível mundial de área dominada por eddies.
Numero de cruzeiros por área geográfica geografica e objectivos. NI=área não especificada.
Evolução temporal das áreas temáticas abordadas nos cruzeiros.